sábado, 17 de março de 2012

A Horta

Proposta de aula para Ensino Fundamental - Anos Iniciais
2º, 3º e 4º anos
Objetivo
Compreender a natureza e os tipos de alimentos. Compreender a relação dos seres humanos com os alimentos. Relacionar os diferentes tipos de alimentos. Aprender sobre o aproveitamento dos alimentos. Higiene no consumo e preparo dos alimentos.
Habilidades
Leitura e interpretação; causa e consequência; investigar sobre os alimentos; ampliar a capacidade de argumentação; desenvolver a psicomotricidade dos envolvidos na aula com as tecnologias digitais.
Conteúdo
Alimentos construtores.
Interfaces
Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias
Metodologia

20'
A partir de uma conversa sobre os alimentos que consumimos na escola e/ou em casa, provocar os alunos a pensarem: Como os vegetais são cultivados até chegarem em nossa casa? Quais os tipos de alimentos conhecemos? Como escolhemos os alimentos para nosso consumo? Quais os cuidados que precisamos  ter com frutas, hortaliças e legumes antes de consumí-los?  Quais alimentos não necessitam ser cozidos? Quais os legumes que consumimos sem cozinhar? Qual a origem desse costume? (remetendo aos costumes indígenas)
10'
Simulação de cultivo dos vegetais, através dos jogos online.
20'
Preparação de uma salada de frutas no refeitório da escola.
Recursos didáticos
Materiais usados no cotidiano da escola; computadores conectados a Internet - Objeto de aprendizagem imagens e jogos; frutas variadas, bacia e faca sem ponta.
Objetos de Aprendizagem:
Ilustrações:
Imagens:
Imagem de <http://benditaseja.files.wordpress.com/2011/01/desintoxicantes.jpg>

Imagem de <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEio9uwVbQfuoVZM5YBnDA3-FAf0bZ2LVnTM7KohKTuTg8Ctbyn7t-YMtOjd9v6vWh7LS2RxkuGI4zTIQRdfta9HIaHUe3ns9GjVaG-pAPaoT2DMk6Ha8j_5HqiJfu4YznOaT9Y424hr0jWv/s1600/fruta_legumes.jpg>






Mais Jogos

Avaliação:
A professora irá propor uma pesquisa sobre os alimentos necessários a saúde humana visando a construção da pirâmide alimentar.
Construção de textos coletivos da proposta de Natália Mastrela, artista plástica, em seu Blog <http://nataliamastrela.blogspot.com.br/2012/02/o-monstro-que-comia-vegetais.html>:



Licença Creative Commons
O trabalho A Horta - planejamento pedagógico (Webaula) de Alice Maria Figueira Reis da Costa foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em webaulasemadalgisamonteiro.blogspot.com.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://leiturasdiversas-amfrc.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Pode digitar e enviar seu comentário sobre esta postagem por aqui.
Obrigada e volte sempre! Ciberabraços,